Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42617
Comparte esta pagina
Título : | Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino e aprendizagem de matemática. |
Autor : | MENDES, José Joelmir |
Palabras clave : | Matemática - Estudo e ensino; Tecnologia da informação; Tecnologia educacional |
Fecha de publicación : | 28-jun-2018 |
Citación : | MENDES, José Joelmir. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino e aprendizagem de matemática. 2018. Trabalho de Conclusão (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Resumen : | Muitos professores hoje em dia sentem dificuldade em adaptar-se ao novo, e principalmente no que se refere ao uso de tecnologias de informação e comunicação, sendo assim, estes profissionais em sua prática, permanecem recorrendo a recursos didáticos como livro, quadro e giz. Isso decorre do receio sobre a tecnologia e seus avanços ou pela falta de formação específica para que possam compreender a utilização de seus recursos. Um ponto negativo dessa falta da inserção é que atualmente os estudantes estão conectados com o mundo por meio da tecnologia e têm conhecimento de seu funcionamento, e a escola como um grupo de convivência que está inserido no meio social e que tem o papel de formar cidadãos críticos e aptos para viver em sociedade, por muitas vezes, não acompanha esse processo, nem muito menos, auxilia os estudantes a encontrarem estratégias de estudo no mundo da informação. Diante desse contexto, temos como objetivo analisar as contribuições de um software emulador e de dois aplicativos como ferramentas didáticas para o ensino de Matemática. Participaram desse estudo um professor de Matemática do ensino fundamental, 9 estudantes do ensino fundamental e 12 licenciandos em matemática. Para tanto, apresentamos o software e os aplicativos aos participantes da pesquisa e investigamos a visão deles acerca da tecnologia na sala de aula, a partir de questionários e entrevista semiestruturada. Os resultados do estudo evidenciaram implicações positivas na reflexão da prática docente do professor e licenciandos, e na aprendizagem dos alunos. Os participantes afirmaram que os artefatos tecnológicos podem ser utilizados como ferramentas importantes no ensino e aprendizagem da matemática, destacando como principais contributos a ludicidade, a aprendizagem prazerosa, o fato de não necessitar de Internet e o uso do celular para fins educativos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42617 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MENDES, José Joelmir.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons